Banner.png

PÓS-GRADUAÇÃO

Pós-graduação em Educação Sistêmica

Cultivando Ecossistemas de Aprendizagem

PÓS-GRADUAÇÃO

Pós-graduação em Educação Sistêmica | Cultivando Ecossistemas de aprendizagem

Está tomando força um movimento de educadores, mães, pais, estudantes e comunidades que buscam novas formas de agir no mundo para que a vida prospere no planeta...

Nós entendemos que um caminho possível para isso é a valorização das relações com a Natureza como uma oportunidade para que nós – adultos e crianças – possamos criar soluções criativas dentro do contexto de incertezas da nossa contemporaneidade.

Pensando nisso, a Pós-graduação em Educação Sistêmica - Cultivando Ecossistemas de aprendizagem foi criada para enriquecer nossa compreensão a respeito do momento histórico de transição que vivemos e de seus desafios em termos ambientais, sociais, econômicos, emocionais e espirituais na perspectiva da educação. A partir deste mergulho, iremos explorar possibilidades e estratégias de cocriação de novos contextos, jornadas, experiências e práticas de aprendizagem inspirados e conectados com a Natureza e em uma compreensão sistêmica e integrativa da vida.  

 

 

 

 

 

 

NOSSAS VISÕES:

Uma das mais fortes motivações do curso é a máxima de que a Natureza detém sabedoria. Uma sabedoria necessária que precisamos resgatar e praticar para que consigamos sair de modos fragmentados de relação entre a sociedade humana e o planeta Terra.

Tendo a Natureza como sujeito e como Mestra, dentre as perspectivas que inspiram a especialização estão a esperança ativa de Joana Macy, as reflexões sobre sociedade e Natureza da Riane Eisler, a abordagem integral de Ken Wilber, a visão sistêmica da vida de Fritjof Capra, entre outros. Pela própria natureza dessa especialização, os desafios propostos no curso são associados a experiências práticas que, pouco a pouco, e de maneira respeitosa e segura vão abrindo acesso aos nossos mais profundos sentimentos de conexão com a Terra. Dessa forma, a experiência vivida andará junto com o autodesenvolvimento, sedimentando o conhecimento vivo dos conceitos propostos pelo Design de Ecossistemas de Aprendizagem, a Educação Sistêmica e a Ecologia Integral. Dessa forma, busca-se tornar cada vez mais permeável a fronteira entre o teórico, o prático e o vivencial.

 



OBJETIVO DO CURSO:

O objetivo geral do curso é oferecer um espaço de vivência, reflexão, troca e cocriação sobre a educação enquanto ecossistema vivo e complexo. Entendemos que ecossistemas de aprendizagem saudáveis precisam ser Bioinspirados, ou seja, encontrar na Natureza e nos sistemas vivos os padrões de fenômenos inspiradores que orientam suas estratégias, contextos, espaços, práticas e relações de aprendizagem. Sendo assim, entendemos que estes contextos de aprendizagem precisam ser: Sistêmicos, Regenerativos e Evolutivos.
 

Essa jornada foi desenhada com o objetivo de sensibilizar e instrumentar educadores para que sejam capazes de expandir sua própria compreensão sobre a Natureza, compreendendo a necessidade de uma transição de perspectiva para mudanças de crenças e de hábitos de comportamento em si mesmos e em suas demais relações.

Reconhecendo os benefícios da aprendizagem ao ar livre no equilíbrio do próprio educador e para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, de modo a ser capaz de planejar e realizar práticas educativas com e na Natureza que sejam promotoras de aprendizagens essenciais ao longo da educação básica.

Promover o planejamento, mudanças no currículo, nas rotinas, nos espaços e tempos escolares de modo a oferecer oportunidades de encontros entre as pessoas - de todas as idades - e o ambiente natural, favorecendo seu desenvolvimento integral por meio das experiências diretas.
 

 

Como objetivos específicos e resultados de Aprendizagem, podemos listar:
 

  • Compreender como o paradigma vigente define o modelo mental, as estruturas e os comportamentos vigentes;

  • Compreender os benefícios da aprendizagem em sintonia com os princípios da vida, a necessidade da Natureza Selvagem para o desenvolvimento integral de crianças, jovens e adultos;

  • Planejar e realizar, de maneira intencional e regular, intervenções ou novos arranjos nos ecossistemas de aprendizagem;

  • Explorar possibilidades de expansão e integração do território de aprendizagem, de modo a envolver o uso de ambientes ao ar livre, seja na escola ou ao seu redor, envolver pessoas e ambientes com potencial pedagógico nos territórios de aprendizagem.
     

E como Conteúdos:
 

  • Concepção de Natureza e minha forma de agir no mundo;

  • Paradigmas e transição;

  • O pertencimento ao mundo natural: aprendizagem com a Natureza em tempos de desconexão;

  • Pensamento Sistêmico em uma Abordagem Integral;

  • Ecossistemas de Aprendizagem;

  • Gestão participativa e as Metacompetências;

  • A Natureza como Mestra: Alfabetização ecológica - os padrões ecológicos na vida cotidiana;
    Espaço Educador;

  • O processo de envolvimento com a Natureza e as características das fases de desenvolvimento do indivíduo e dos contextos locais;

  • Experiências com a Natureza.

DOCENTES:

Camila Maia é mestre em design pela Universidade de Brasília (UnB) com foco em design de Ecossistemas de Aprendizagem Integrativos; pesquisadora do grupo de pesquisa em design-educação (CNPq-UnB) do Departamento de Design da UnB. Fundadora e coordenadora de projetos na Catalise - Cultura Integrativa, empresa social que atua no desenvolvimento de inovação social na educação.

Tem experiência nas áreas de pensamento sistêmico, organizações adaptativas, design de serviços, inovação em modelos de negócios, empreendedorismo social, design de ambientes e experiências de aprendizagem, inovação social e gestão da inovação. Trabalhou como designer, facilitadora e educadora em projetos de educação para sustentabilidade e no desenvolvimento de formações em inovação social e empreendedorismo socioambiental no IPOEMA - Instituto de Permacultura.

Atuou no Sebrae-DF como agente de inovação, apoiando micro e pequenas empresas em processos de implementação e gestão da inovação. Atualmente coordena o Projeto Ecossistemas de Aprendizagem e Inovação Social no DF (UnB, FAP-DF) que desenvolve, junto a escolas e comunidades de aprendizagem, pesquisa e extensão nos temas: educação integral e cidadã, ecossistemas de aprendizagem, design para a inovação social e sustentabilidade, design-educação, design participativo e territórios educativos.

 

Mônica Passarinho é amante da vida e inspirada pelas Aprendizagens com a Natureza, é bióloga pela UnB, permacultora, facilitadora de processos em grupos baseado em uma visão integral do ser humano e na gestão participativa, educadora para sustentabilidade com especialização em Educação Gaia – Design para Sustentabilidade.  Atua como guardiã do propósito do projeto TiNis - Terra das Crianças do Instituto Alana. É professora da disciplina meio ambiente e ecossistemas de aprendizagem da graduação em pedagogia da Pedagogia para Liberdade.

Foi responsável pelo Toca Experiências/Fazenda da Toca, onde atuou no universo da regeneração, tendo a oportunidade de mediar reflexões entre grandes nomes como Fritjof Capra, Marsha Hanzi, Peo (Maria Amélia), Miguel Altieri, Bela Gil, Rita Mendonça. Além disso, é uma das responsáveis pela criação da Abordagem Educativa da Escola da Toca - Instituto Toca, onde fomentou a Alfabetização Ecológica. Iniciou seus trabalhos em 2005 no Ipoema – Instituto de Permacultura, em Brasília.

Colaborou para a construção e desenvolvimento do currículo, planejamento e execução da disciplina Green Studies da Green School, em Bali, na Indonésia, que culminou no desenvolvimento do conceito de Educação para Transição. Entre seus estudos e formação está a Certificação Meta Integral, Sociocracia e a Formação de Consultores e Líderes Facilitadores com base Antroposófica pela Adigo.

PÚBLICO ALVO: 
Para professores, educadores, gestores, coordenadores, e pessoas envolvidas no universo da educação e aprendizagem.

 


 

SOBRE O FUNCIONAMENTO DO CURSO:

Ao longo do curso os alunos construirão um percurso formativo que engloba: Aulas síncronas online; Encontros inspiradores; Encontro Imersivo Presencial; Projeto de Aprofundamento (TCC). 

 

Gostaria de Receber o Edital da Nova Turma?