PPL_PG_AEL_Capa.png

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Alfabetização, Leitura

e Escrita

Venha fazer sua Pós-Graduação na Pedagogia Para Liberdade!!!

O curso “Alfabetização, Leitura e Escrita” está sendo proposto com o objetivo de promover estudos e reflexões sobre a Linguagem em sua diversidade de formas e conteúdos. A centralidade das disciplinas está na oralidade, na leitura e escrita, aliada à formação literária, de modo que a Literatura seja um dos eixos estruturantes da proposta do curso em questão.  Na emergência da Pandemia advinda do Coronavírus, no ano de 2019, e, na vigência da interrupção das aulas presenciais, observou-se a necessidade de expandir estudos e reflexões sobre modos de interação, aprendizagens e experiências com a Linguagem. As novas demandas que surgiram a partir dessa realidade fizeram com que os docentes e os especialistas em Educação voltassem os seus interesses pelas questões que envolvem, sobretudo a temática da Alfabetização de crianças. Diante disso, e, considerando ainda, a possibilidade do retorno às aulas presenciais em 2021 e 2022, faz-se necessário investir também nas discussões sobre interações e práticas, objetos culturais e acervos de qualidade para promover experiências significativas com as crianças. Do mesmo modo, é importante considerar as relações de ensino e aprendizagem, a discursividade e os contextos histórico-culturais, políticos e pedagógicos no âmbito das políticas públicas brasileiras que envolvem as temáticas em foco.

Informações
 
  • Professoras:
    Profa. Dra. Andréa Borges de Medeiros
    Profa. Dra. Ana Maria Moraes Scheffer

    Profa. Dra. Gisela Marques Pelizzoni
    Profa. Dra. Queila Adriana de Alcântara

     

  • O Curso:
    O curso é composto por 12 disciplinas. Para cada disciplina é prevista a disponibilização de materiais e roteiro de estudos e um encontro síncrono remoto (via Zoom) que irá acontecer em um sábado por mês. Além disso, teremos um encontro literário mensal, em um dia da semana à noite, para que possam ser desenvolvidas vivências literárias.

     

  • Inscrição e Matrícula:
    Dados disponíveis no edital acima, acesse o documento.
     

  • Público-Alvo:
    Professores, Especialistas em Educação, Educadores e demais Profissionais interessados na temática proposta pelo Curso de Especialização que possuem diploma de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação ( MEC).

Leia o edital com atenção para ter acesso a lista de documentos necessário fazer sua matrícula
 

Datas Importantes:

Envio dos documentos de matrícula por e-mail
Entre os dias 22/08/2022 e 10/02/2023

Deferimento da matrícula

20/02/2023

Pagamento da matrícula

25/02/2023

Primeira aula

Março de 2023

Edital