Pós-graduação Lato Sensu
Alfabetização, Leitura e Escrita

O curso “Alfabetização, Leitura e Escrita” está sendo proposto com o objetivo de promover estudos e reflexões sobre a Linguagem em sua diversidade de formas e conteúdos. A centralidade das disciplinas está na oralidade, na leitura e escrita, aliada à formação literária, de modo que a Literatura seja um dos eixos estruturantes da proposta do curso em questão. 

PPL_PG_AEL_Capa.png
Venha fazer sua Pós-Graduação na Pedagogia Para Liberdade!

Na emergência da Pandemia advinda do Coronavírus, no ano de 2019, e, na vigência da interrupção das aulas presenciais, observou-se a necessidade de expandir estudos e reflexões sobre modos de interação, aprendizagens e experiências com a Linguagem.

 

As novas demandas que surgiram a partir dessa realidade fizeram com que os docentes e os especialistas em Educação voltassem os seus interesses pelas questões que envolvem, sobretudo a temática da Alfabetização de crianças. Diante disso, e, considerando ainda, a possibilidade do retorno às aulas presenciais em 2021 e 2022, faz-se necessário investir também nas discussões sobre interações e práticas, objetos culturais e acervos de qualidade para promover experiências significativas com as crianças. Do mesmo modo, é importante considerar as relações de ensino e aprendizagem, a discursividade e os contextos histórico-culturais, políticos e pedagógicos no âmbito das políticas públicas brasileiras que envolvem as temáticas em foco.

Informações

  • Professoras:
    Profa. Dra. Andréa Borges de Medeiros
    Profa. Dra. Gisela Marques Pelizzoni

  • O Curso:
    O curso é composto por 12 disciplinas. Para cada disciplina é prevista a disponibilização de materiais e roteiro de estudos e um encontro síncrono remoto (via Zoom) que irá acontecer em um sábado por mês. Além disso, teremos um encontro literário mensal, em um dia da semana à noite, para que possam ser desenvolvidas vivências literárias.

  • Inscrição e Matrícula:
    Dados disponíveis no edital acima, acesse o documento.

  • Público-Alvo:
    Professores, Especialistas em Educação, Educadores e demais Profissionais interessados na temática proposta pelo Curso de Especialização que possuem diploma de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação ( MEC).

Leia o edital com atenção para ter acesso a lista de documentos necessário fazer sua matrícula

Envio de documentos de matrícula: 10/02/2023 

Deferimento de matrícula: 20/02/2023 

Pagamento da matrícula: até 25/02/2023 

Primeira aula: Março de 2023