Pós-graduação Lato Sensu

Comida, cultura e as Infâncias: Processos Sistêmicos de Educação Alimentar

Ao cozinhar com as crianças, é possível trabalhar temas complexos como processos produtivos e seus impactos socioambientais, a origem e a sazonalidade dos alimentos, a ancestralidade, a cultura intrínseca aos diferentes modos de preparo, e derivada delas, a importância da preservação da sociobiodiversidade e do resgate das receitas tradicionais feitas com ingredientes nativos.

Sem título-1.png
Venha fazer sua Pós-Graduação na Pedagogia Para Liberdade!

Preparar educadores e demais atores responsáveis para o desenvolvimento integral das crianças a partir do conceito de conhecimentos sobre a História da Alimentação Humana e a História da formação da culinária Brasileira, Habilidades Culinárias Domésticas e Alimentação Saudável, tendo como referência o Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB), com o objetivo de levar o tema da alimentação e suas múltiplas dimensões às práticas pedagógicas e aos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas brasileiras.

Objetivos
  • Qualificar educadores que inclua oficinas sobre a temática habilidades culinárias e diretrizes do Guia Alimentar Para População Brasileira.

  • Desenvolver estratégias mais efetivas para a inclusão do tema Alimentação nos currículos escolares da educação infantil e fundamental  e nos Planos Políticos Pedagógicos das escolas.

  • Realizar adaptação de conteúdos, das linguagens e preparações culinárias para atividades e intervenções no chão da escola com alunos de diferentes faixas etárias (infantil e fundamental 1) em diferentes realidades escolares.

Informações

  • Ariela Doctors: Bacharel em Comunicação e mestranda em Educação Sistêmica e Nutrição;
    Bela Gil: Mestre em Nutrição;
    Juliana Furlaneto: Mestre em Gestão Ambiental e Sustentabilidade.

  • Publico-Alvo: Educadoras e educadores das Redes públicas e privadas de ensino. Pessoas interessadas na História da alimentação e na formação da culinária brasileira.

  • O curso é ofertado no modelo semipresencial, com aulas síncronas e uma imersão presencial.

  • Imersão presencial de 4 dias, a ser realizada entre os dias 06 a 09 de julho de 2023, em São Francisco Xavier - Iniciativa Gaia (São José dos Campos, São Paulo).

  • O curso conta ainda com mentoria pedagógica com grupos de trabalho, realizada em 11 encontros, 1 por mês, pelo período de 1h. Esses encontros são realizados nas últimas quartas- feiras do mês (exceto dezembro)

Leia o edital com atenção para ter acesso a lista de documentos necessário fazer sua matrícula

Envio de documentos de matrícula: até 20 de fevereiro de 2023

Deferimento de matrícula: 23 de fevereiro de 2023

Pagamento da matrícula: até 27 de março de 2023

Primeira aula: 10 de março de 2023